segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Hasta siempre...

Hoje estou triste. Estou triste porque sou um mau enfermeiro. Sou um péssimo profissional.
Há umas das premissas de ser enfermeiro que eu não consigo ter. Podem-me pedir, mas não se adequa à minha maneira de ser. Eu apego-me a alguns doentes. Cuido de todos com o mesmo empenho e responsabilidade, mas há alguns que me tocam mais fundo, com os quais, mesmo não estando a trabalhar, fico preocupado com o seu estado. Creio ser um pouco normal tendo em conta que conheço alguns há mais de 2 anos.
Hoje morreu um paciente do meu serviço. O Senhor “MC” estava lá desde que eu comecei a trabalhar. Já lá vão mais de 2 anos. Nestes 2 anos foi aquela pessoa (doente) com quem falei mais, que mais vezes me perguntava como é que eu estava, que me saudava sempre que me via (muitas vezes com um sonoro “Olá F”), do qual eu me despedia dele sempre pela manhã, quando ele já estava a tomar o pequeno-almoço (dizendo sempre “Hasta mañana amigo”).
Se era meu amigo? Se considerarmos amigos aqueles que nos querem bem, não tenho dúvida que era um grande amigo. Teve os seus momentos de desvario, mas com os seus 80 e poucos anos tem que se dar um desconto. Mas no fim da insanidade vinha sempre um pedido de perdão, muitas vezes com lágrimas a acompanhar. Na sua sanidade nunca me faltou ao respeito, tratou-me com carinho, mostrou-se preocupado comigo.
Andava sempre a dizer que as raparigas deviam andar cegas por eu não ter namorada e nos últimos tempos andava convencido que eu tinha passado as minhas férias com “una Chica guapa”. Desisti de tentar dizer-lhe o contrário, pois se lhe dizia que não era verdade ele dizia “não te preocupes, não tens que me contar”, com um piscar de olho a acompanhar.
Já me morreram muitos doentes desde que comecei a trabalhar, nunca senti o que sinto hoje. Morreu-me um amigo.
Estou de férias desde quinta-feira, passei no serviço na sexta-feira e disse-te “Hasta mañana C”…passei lá hoje e já lá não estavas. Enganei-te…perdoa-me por isso.
Agora digo-te, estejas onde estiveres “Hasta siempre amigo mio!”

4 comentários:

  1. És tolo se pensares que és mau enfermeiro por isso. É essa capacidade de nos apegarmos às pessoas importantes e "constantes" na nossa vida que nos torna humanos...e queres melhor profissão que esta para valorizar-mos essa característica?!...

    ResponderEliminar
  2. Dizer que sou mau enfermeiro por isso foi uma critica à "teoria" que impera nas escolas ;-)
    Compreendo que professores afastados da prática durante anos, de enfermeiros já pouco têm...

    ResponderEliminar
  3. :( aún bien que no me queda su ultima imagen con lo que lo dejei hayer..... :( me queda el "MC" que siempre me saludava con una sonrisa in los labios, que me perguntava porque andava tan triste, se me fuera bien la boda e que tal la vida de casada....
    Hasta siempre campeón, estarás seguro in el cielo como tanto lo pedist a el....

    ResponderEliminar
  4. Acontece-me sempre o mesmo. E aquilo que os tutores dizem é que precisamos de tirar 'Bilhete de ida e volta'. Parece fácil --'

    ResponderEliminar