sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A uma Enfermeira especial...

Já aqui falei muitas vezes de bons e maus colegas. Principalmente destes, pois fico alucinado com certas e determinadas situações.
Porém, neste momento, irei falar duma pessoa que, desde há um ano, 3 meses e dezassete dias é das melhores colegas/enfermeiras que conheci até hoje.
Não há nada de extraordinário em ter bons colegas. Porém a nossa situação, a meu ver, é algo rara, uma vez que eu não trabalho directamente com ela. Posso dizer que nunca a vi a trabalhar. E devem estar a pensar neste momento “Este gajo diz que a rapariga é uma boa colega e nunca a viu a fazer nada? Está tolo!”. É simples e passo a explicar.
Eu faço o mesmo turno que ela. Quando eu livro, trabalha ela e vice-versa, dai nunca nos encontrarmos. Só que não preciso de vê-la a trabalhar…eu vejo o resultado do trabalho dela. E as vezes é mais importante isso do que o que se vê directamente (muitas das vezes é fogo de artifício).
Quando ela começou éramos apenas conhecidos de vista da escola. Recebi-a como tento receber qualquer colega novo e como penso que gostaria que me recebessem a mim. E com o passar do tempo apercebi-me da profissional competente (engraçado como uma palavra tão simples engloba muitas outras palavras) que ela é. Com o passar do tempo fomos descobrindo maneiras de ajudarmos um ao outro, mesmo nunca trabalhando juntos. No serviço somos uma equipa de cinco enfermeiros, tenho mais algumas grandes colegas, que sinto que são da mesma equipa que eu, mas creio que eu e a “AMF” conseguimos criar uma mini-equipa, na qual compreendemos perfeitamente o que o outro passa e sente por trabalhar neste turno específico. Partilhamos problemas, angústias, frustrações, experiências que muitas vezes não se partilham trabalhando diariamente com uma pessoa.
Por motivos definidos pelo rumo incerto da vida, a “AMF” vai sair do serviço. Já lhe disse pessoalmente que lamento a sua decisão, mas que a compreendo e que tem o meu total apoio. Não fico triste por um motivo. Sou daqueles que acha que se deve ver o lado positivo das coisas, sejam quais forem as situações. E aqui encontro um lado positivo enorme. Neste ano e pouco, a “AMF” ajudou-me a evoluir, como pessoa e como profissional. Deu-me o privilégio de conhecer uma colega e agora digo sem problemas, AMIGA, fantástica.
Sei que não gostas, pois dizes que fazes apenas o que a tua consciência “ordena”, mas és uma excelente enfermeira e companheira de trabalho.
É verdade que não há pessoa insubstituíveis, a pessoa que vem para o seu lugar (que já conhecemos) é também uma excelente colega e enfermeira. Não é por aí que fico preocupado, nem é isso que está em causa.
As pessoas passam e as instituições seguem o seu trabalho, é a lei da vida e aplica-se a todos, eu inclusive…mas o que importa é a marca que essas pessoas deixam por onde passam, e “AMF”, tu sem dúvida deixaste a tua!
Beijinho já com saudades, do amigo “F”

2 comentários:

  1. Eu gostava tanto que um dia dissessem isso de mim :)

    ResponderEliminar
  2. Este tipo de comentarios so vem confirmar a pessoa, o enfermeiro e sem duvida o AMIGO que tive o prazer e a honra de conhecer!!! posso ter deixado a minha marca, mas acredito que o santa maria e tu em especial deixaram uma muito maior em mim....
    Sabes que nao tenho muito jeito pra lidar com estas situações, nem muitas palavras que consigam descrever as sensações contraditórias que sinto ca dentro....
    Por isso, apenas me resta dizer: OBRIGADO!!!!!

    Ja sabes que tou a contar ctg e com a "M" e com quer quiser pra uma janta em minha casa ;)

    ResponderEliminar