quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meu Refúgio...


Setembro de 2002…o início de uma relação que na altura nunca pensaria ser possível de se concretizar.
São publicados os resultados das colocações do ensino superior. Destino: Viana do Castelo. Reacção: “Onde raio eu fui calhar!”
Admito, os primeiros tempos foram difíceis, nova cidade, novos colegas, nova experiência…saída da casa dos pais (o único abrigo conhecido até à data). Tudo isto, juntando o tempo invernoso, fizeram-me detestar aquele lugar. Fizeram com que o Domingo ou segunda-feira parecessem o regresso a um castigo a que havia sido sujeito, sabe-se lá porquê!
O tempo passou…veio a primeira Primavera no Alto Minho. Vieram os primeiros sinais de mudanças. A cidade começou a parecer-me familiar, alguns dos novos colegas foram-se tornando em novos amigos, aquela nova experiência passou a ser algo de interessante e o bom tempo permitiu o desabrochar de um lugar que ainda não conhecia.
Passaram 5 anos. Anos cheios de histórias, de bons e maus momentos, de paixões intensas, do primeiro amor, de tristes decepções e alegres surpresas, de novas experiências. Anos que serviram para criar laços que estou certo que jamais se irão desvanecer. Amizades fraternas, praticamente de irmãos …dos quais o “F”, a “J” e a “L” são os expoentes máximos, mas nunca esquecendo outras grandes amizades que são vividas consoante as possibilidades da vida.
Hoje em dia procuro ir frequentemente a Viana do Castelo. Não vou tantas vezes quantas gostaria, mas sempre que posso dou lá um salto. Sou fafense de nascença, vianense de adopção.
Sempre que lá vou invade-me uma sensação de tranquilidade difícil de explicar por palavras. Quando ando com a cabeça ocupada com coisas menos boas, gosto de ir lá, passear no centro histórico, percorrer a marginal ou sentir o cheiro a mar e o vento a bater na cara na “Praia Norte”. Gosto de matar saudades dos croissants com creme da Caravela ou das bolas de Berlim do Zé Natário. Gosto de ir visitar a minha ESENF…
Viana foi e continua a ser o ponto de encontro para viver algumas das amizades acima referidas.
Viana do Castelo está sempre presente na minha vida…onde quer que tenha um amigo “nascido” lá Viana está presente! Está presente quando vou a Valença ou a Monção…está presente em Pontevedra e até esteve presente quando fui a Barcelona.
Hoje dei um breve pulo a Viana…almocei com a “J” e a “C”…e depois vim por Valença e lanchei com a “J” (outra) e a “L”. Foi muito pouco tempo, como o é sempre que estou com elas. Mas precisava disso. Os últimos tempos, por coisas que já aqui relatei, não têm sido muito fáceis, embora não goste de demonstrar isso. E estar com elas fez-me afastar um pouco disso tudo e descansar um pouco, apesar do extremo cansaço físico e psicológico derivado do pouco descanso destes dias recentes.
Como se costuma dizer, Viana é muito mais que uma cidade…Viana é Amor!



2 comentários:

  1. Viana faz parte de mim.
    Foi uma conquista difícil, diria mesmo tortuosa.
    Mas hoje faz parte de mim e eu consigo adivinha-la com todas as partes do meu corpo. É amor.

    Obrigada pelo texto.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. É mesmo.
    Em plena Inglaterra eu uso o lenço das lavradeiras!
    Lindo.

    ResponderEliminar