quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Que mês...

Estou a precisar mesmo de férias! (o pior é que não as tenho tão cedo)
Apesar do que já referi nos textos mais recentes e não se tendo alterado muito esse meu estado de espírito, o mês de Dezembro para mim costuma ser um mês ocupado! E ainda bem que o foi, pois não me posso queixar de não ter a cabeça ocupada!
Apesar de saber que este ano não vou ter Natal, mantive algumas das coisa que costumo fazer neste mês. Sim, não vou ter Natal, pois toca-me fazer noite com a tal colega que já referi num texto anterior. Não sou hipócrita e se não me falou até hoje, certeza absoluta que não o fará dia 24…acho que não chegaria ao ponto de ofender de tal maneira a minha inteligência! Bem, mas de coisas tristes não me apetece falar…
Este mês foi um mês de jantares de Natal. Posso dizer que é algo que adoro, não por serem especificamente de Natal. É algo que me permite estar com pessoas que me dizem muito, pessoas com as quais gosto de conviver, pessoas que não fazem apenas parte da minha vida…muitas delas são a minha vida.
Jantar de Natal da AKF…não vou dizer o significado das siglas, apenas digo que é a minha família não sanguínea, família essa à qual pertenço há 20 anos. Lá aprendi e reforcei valores…amizade, companheirismo, disciplina, trabalho, superação, respeito, saber vencer e saber perder…e acima de tudo, descobri o verdadeiro significado da palavra união! Só espero conseguir retribuir a esta casa uma parte daquilo que ela me deu, que me dá e seguramente seguira a dar pelo resto da minha vida.
Jantar de Natal de família…todos os anos, no dia 12 de Dezembro, a minha família materna se reúne num almoço ou jantar. Este ano, felizmente, tive a possibilidade de estar presente. Foi há 6 anos, neste dia, que a minha avó faleceu. E eu sempre soube que ela era alguém muito especial, pois não é qualquer um que não estando presente fisicamente tem a capacidade de unir assim as pessoas. Ela tinha e tem. Sinal que ninguém a esqueceu, nem me parece que quem quer que a tenha conhecido seja capaz disso. Se a família é unida, deve-o em grande parte à minha avó!
Jantar de Natal da ESENFVC…mas antes disso, Festa de Natal da ESNFVC. Mais uma vez, eu e o meu grande amigo e companheiro de aventuras e desventuras (falarei disso noutro local mais apropriado) tivemos a honra de participar numa festa que nos diz muito. São 6 anos a fazê-lo, não são 6 dias. Já partiram da escola todos os colegas que estavam lá quando nós acabamos, mas continuamos a ter o mesmo “prazer” em voltar a um sítio que nos traz inúmeras e agradáveis lembranças…das más não vale a pena recordar. Depois da Festa, o jantar…é bom saber da continuidade do espírito académico, na minha opinião algo diferente e mais atenuado que no meu tempo (mas isso é subjectivo, quem o tem que sentir é quem lá está agora). Apesar de neste último jantar já ter visto algo dos meus velhos (recentes) tempos, algo que faltava em jantares mais recentes, pois o espírito académico não se traduz só pelo número de bebedeiras que acontecem numa noite, algo que muitos procuram erroneamente transmitir.
Jantar de Natal do serviço, para finalizar. Gostei, apesar do péssimo ambiente que se vive lá neste momento. Apesar de me dar com toda a gente, há gentinha que não se dá comigo. Só tenho que respeitar. E como respeito não me sentei ao lado dessas pessoas, pois não pretendia que se sentissem incomodadas. Estive ao lado de quem gosto, de pessoas jovens, que apesar de puderem não saber tanto têm outra mentalidade. E aproveito aqui, para dizer uma coisa. Anteriormente, fui um acérrimo crítico do médico do serviço, não apenas pelas incompetências médicas (do meu ponto de vista), mas principalmente pelas suas atitudes. Não vou fazer um mea culpa, pois não me arrependo de nada do que disse. Agora faço isso sim um reconhecimento…a uma pessoa que soube mudar, teve a humildade que muitos não tiveram.
Como médico continua com as suas lacunas, também não é médico há muito tempo. Mas o que me importa a mim, acima de tudo, é que temos o mesmo princípio…estamos ali pelos doentes. Podemos ter perspectivas diferentes sobre o que é melhor para determinado doente, mas neste momento tenho a certeza que o que se faça é sempre a pensar no bem-estar deles. O Dr. M. teve que voltar ao seu país, pois acabou a sua licença de permanência e não sabemos se volta. O que eu desejo? Ao despedir-me dele, disse-lhe que quando voltasse o levávamos a jantar a Portugal…
E pronto, um mesito ocupado na sua maioria por coisas boas, apesar do muito trabalho que temos tido lá no serviço…mas também é para isso que lá estamos, não é?
Como até ao fim do ano não devo voltar a escrever aqui, aproveito para desejar a todas as pessoas e aos meus leitores em particular (merecem essa atenção) um Feliz Natal e uma entrada no Novo Ano em grande!

Deixo aqui uma música…não sei porque, gosto dela, apesar de neste momento não ter nenhum significado em especial…




E aqui deixo duas músicas natalícias dos meus cantores preferidos :D



2 comentários:

  1. Obrigado :) e bom ano também para ti..

    Tenho a certeza que as dúvidas vão desaparecer, mais dia menos dia :) .. já agora.. es um dos ratos barulhentos nao es?? a tua ara não me é estranha xD

    bjinhs e feliz 2011

    ResponderEliminar