domingo, 9 de janeiro de 2011

Ano Novo, Vida...

O ano não podia ter começado melhor…o Benfica começou a ganhar! (ok, espero que este momento tenha sido o ponto estúpido do texto, mas não prometo)
Como milhões de pessoas, tenho um perfil no facebook (2 se contarmos com o do blog), onde por vezes exponho os meus estados anímicos. Às tantas mais do que o que devia…mas menos do que as pessoas pensam.
Várias pessoas pensam que eu ando feliz por estar “apaixonado”. Não nego que estar apaixonado é algo que nos pode trazer enorme alegria, como também pode trazer o reverso. Porém, como sou um romântico convicto, defenderei sempre a 1ª hipótese, mesmo que algumas vezes conduza a estados de menor alegria (servindo “menor alegria” como um eufemismo). Vale a pena lutar por aquilo que queremos e gostamos, desta maneira nenhuma luta terá sido em vão.
Mesmo assim, não é só estar apaixonado que me faz estar bem…dou outro exemplo, mudei de companheira de trabalho, de uma que não me falava para outra com quem me dou às mil maravilhas. Tem idade para ser minha mãe e às tantas vejo-a como a minha “mãe profissional”. Ajuda-me e ensina-me bastante. Um dia que saia do serviço onde estou, ser-lhe-ei grato por tudo o que fez por mim.
Contudo, há algo que ainda me pode trazer mais felicidade, que me eleva a um patamar de alegria superior.
Para os meus leitores mais assíduos (os outros que leiam alguns textos mais para trás), devem ter reparado que no dia 13 de Novembro escrevi 2 textos, no mesmo dia, de apenas uma frase cada um. Frases porém que revelavam uma preocupação profunda e angustiante. Nesse dia descobri que um exame feito por alguém muito chegado a mim tinha detectado uma anomalia…possibilidade de cancro. A palavra cancro, segundo dizem, não assusta tanto como antes…mas quem é que diz tamanha asneira? Nunca sentira tanto medo na minha vida como o senti nesse momento. Eu lido com cancro todos os dias, na minha profissão, mas por muito carinho e quem sabe, amor, que eu sinta por alguns desses meus doentes, saber que uma das ou a pessoa mais importante no mundo para mim poderia estar prestes a enfrentar algo desse género, abalou-me como nada nunca me havia abalado.
Coloquei uma música espanhola, de título “Te voy a decir una cosa”, da cantora Amaia Montero…perguntaram-me mais uma vez quem era a rapariga que me estava a encantar. Sim, a música fala de amor, fala de uma mulher, não digo o contrário…mas é uma dedicatória de uma filha para uma mãe. Eu não sei cantar…foi a maneira de dedicar algo à minha, de dizer a quem quiser ler, ver e ouvir, o que sinto pela minha mãe.
Apenas no dia 6 deste novo ano, soube que o exame deu negativo, as piores suspeitas não se confirmaram…e soube que a médica já tinha os resultados há já algum tempo e nada havia dito. Será que é humana? Será que ela imagina que cada dia que adiou a comunicação desse resultado, foram dias de agonia para uma família, principalmente e acima de tudo para a minha mãe? Para mim não é preciso ser-se nenhum iluminado, nem ser muito inteligente para se ter bom senso nestas situações. Está provado que altas médias não significam alto nível de inteligência (“B” e "J", sabem que não os incluo nesse grupo e estou convicto que serão uns médicos decentes…pois vocês são inteligentes).
Deste jeito, creio que está justificada e explicada a minha mais que natural alegria neste início de ano. Sinto muito mais leve, de ânimo redobrado. O mês de Dezembro foi mau, tirando situações pontuais que já aqui abordei, de uma carga emocional enorme.
Peço antes de mais, desculpa aos meus amigos e amigas. Sei que podia e posso confiar neles, mas não desabafei. Admito que mantive aparências durante um mês, mesmo sabendo que às vezes não o consegui. Houve uma pessoa fora da família que o soube. Ela sabe que me refiro a ela e sabe o quanto ter desabafado com ela significou para mim.
Lamento a extensão do meu texto, mas “J.L.” (para quem não sabe a leitora e amiga que me garante uma visita diária ao blog), queixaste-te que já não escrevia algo há muito, pois aqui tens algo que ler!

P.S. – Apesar deste ser o maior motivo da minha alegria…não exclui as outras possibilidades abordadas no inicio do texto ;-)


Define um pouco de como me sinto...algo que devo a um conjunto de factores e pessoas...

2 comentários:

  1. É sempre bom ler-te ;)

    Feliz por estares feliz

    **

    ResponderEliminar
  2. Fico muito feliz pelo que li.
    Tenho a noção do alívio que sentes.

    Ah, e claro, pela outra parte...sabe muito bem esse estado hehe
    Boa sorte meu caro ;)

    ResponderEliminar