quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Já se cheira há algum tempo o ambiente tão típico de Natal, quer seja nos anúncios de brinquedos que passam sistematicamente na televisão, para desespero dos pais, quer seja nas ruas com as iluminações do costume ou nas árvores de Natal, desde as mais tradicionais às mais originais.
Saio à rua nesta cada vez mais “minha” Pontevedra e é um corrupio de gente a entrar e a sair das lojas. Ruas e lojas à pinha como se estivesse em Portugal num shopping num fim de semana de chuva!
Já fiz algumas compras de Natal, mas poucas em comparação a outros anos. A incerteza sobre o futuro (falo a nível geral, não no meu caso específico), que tanto gostamos de esquecer nesta altura do ano, obriga a um pensamento mais racional e menos emocional. Não é dar valor em demasia ao dinheiro, não é ser avarento (sou poupado, mas longe de ser isso), não é ser contra o Natal, apesar de restar pouco do sentimento natalício de tempos não muito distantes. Todos os anos costumo oferecer-me algo, um mimo de final de ano. Este ano não. Este ano vou dar em vez de receber.
Quem me conhece sabe bem o valor que dou à minha família. Não seria de estranhar que adoraria passar esta quadra natalícia junto a eles. Porém, com a profissão que tenho os dias tornam-se um pouco indiferentes…às vezes nem sei se é sábado, domingo ou feriado.
Vou passar a véspera e o dia de Natal na companhia dos meus doentes. Se estou chateado? Nem um bocado. Sei que é trabalho, que estou a receber para estar lá e desengane-se quem pensa que recebo mais por estes dias (noites). Mas vai ser um Natal diferente…um Natal real, ausente de futilidades.
Ser enfermeiro não é só preparar e dar medicação, tratar de feridas, fazer higienes ou um sem número de técnicas. O serviço onde estou não me permite exercer certas valências da minha profissão. Não é uma Urgência (apesar de acontecerem e de termos que as resolver com os meios que temos), não é uma UCI ou um serviço de cirurgia. Há coisas nestes serviços que me passam completamente ao lado. Coisas que não tenho a menor dúvida que trabalhando num deles aprenderia a fazer.
Ser enfermeiro (além de todos os conhecimentos técnicos e científicos), é dar atenção, é ouvir e falar, é tranquilizar os doentes. É pegar numa cadeira e sentar-nos 5 ou 10 minutos a falar sobre o que preocupa a pessoa que temos à nossa frente. E esta parte da enfermagem, que me desculpem os experts na matéria, não vem nos livros. A amabilidade, a educação ou a atenção com que se trata dos doentes, isso já é algo intrínseco. Acima de tudo, quando se fala em vocação, a meu ver fala-se nisto que acabei de escrever. Há muitos e bons enfermeiros, mas muitos carecem desta vocação.
Eu e os meus doentes não vamos estar na companhia da nossa família, não vamos fazer troca de prendas, não vamos comer até cair para o lado. Eu vou ser a família deles e eles a minha. Carinho é a única coisa que temos para trocar. E acreditem, duma maneira geral, estes “meus” doentes sabem dá-lo. E eu vou dar a quem mais dele necessita.
Desejo um Feliz Natal a todas as pessoas que fazem parte da minha vida, seja de que forma for. Mais do que dar prendas, ofereçam a vossa presença a quem mais dela disfruta.
Deixo (creio que novamente) aqui uma das minhas músicas de Natal preferidas, cantada em português. Derretam a neve e o gelo e aqueçam os corações de quem mais amam.

3 comentários:

  1. Feliz Natal Jorge, mesmo que seja a trabalhar que tenhas um bom Natal... é díficil trabalhar no dia de Natal( para mim agora ainda mais por ter 2 crianças em casa)... mas o mais díficil é sempre sair de casa...depois no trabalho a gente esqueçe e vive com os colegas e doentes esse momento. bjito

    ResponderEliminar
  2. É um privilégio fazer parte da tua vida, és um menino de OURO! Feliz Natal meu querido. Beijinhos :)

    Mimeca

    ResponderEliminar
  3. No ano passado também trabalhei e o calor humano também se sente nos hospitais, mesmo sem estar em família. E é bom, sabe bem.

    Este ano vou a Portugal para comer umas rabanadas e estar com família :)

    Feliz natal para ti, para a tua família e para todos os teus doentes, que seja um bom turno*

    um beijinho com saudades

    ResponderEliminar