quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

The Notebook



Por coincidência assisti já esta madrugada de dia 14 de Fevereiro ao filme “O Diário da Nossa Paixão”. Nada a ver com o dia dos namorados, algo que sempre atribuí diminuta importância.
Aliás, este filme fala de amor, não propriamente o tema deste dia…a paixão! Se fosse um dia de amor falaríamos de dia dos casados, dos juntos e afins.
Vivemos um tempo de paixões fáceis, carnais e passageiras. Quando a perfeição externa começa a deixar de esconder os defeitos (que todos temos) chegam as dúvidas, as discussões e na maior parte dos casos, o fim. Não é por acaso que nunca houve tantos divórcios ou relações curtas como há agora. Também não concordo que se diga que é porque antes ninguém se divorciava por vergonha. Se assim fosse, levava-me a pensar que agora as pessoas se divorciam por despeito.
Há uma parte do filme em que ela diz algo tipo “Que futuro temos se estamos sempre a discutir?” ao que ele responde “Sim é verdade, nós somos assim e será sempre assim, não vai ser fácil, aliás vai ser muito difícil, teremos de melhorar isso todos os dias, mas eu não me importo porque eu te quero, tu e eu, todos os dias da minha vida!” Resume muito bem o que é amar de verdade alguém. Hoje em dia ama-se no presente, se amanhã a coisa muda é fácil de resolver. Generalizo, eu sei, e os poucos casos que conheço são a minha réstia de esperança.
Ou o amor mudou ou acho que anda muita gente sem saber o que é, pensando que sabe. Dizer que se ama quando tudo está bem, é fácil. Mostrá-lo de verdade nos momentos em que é preciso, isso já é pior.
Este filme a meu ver é uma bela lição de amor…será possível algo assim hoje em dia?

4 comentários:

  1. Jorge tens de ler o livro, porque o livro ainda é mais mágico.. o filme resultou muito bem porque os protagonistas eram namorados na altura e isso notava-se no filme. bjito

    ResponderEliminar
  2. Olá Célia :) Já li o livro, andava era ao tempo a querer ver o filme...gostei da adaptação para filme, sabendo que nunca fica como um livro :) Beijinho

    ResponderEliminar
  3. “Que futuro temos se estamos sempre a discutir?” ao que ele responde “Sim é verdade, nós somos assim e será sempre assim, não vai ser fácil, aliás vai ser muito difícil, teremos de melhorar isso todos os dias, mas eu não me importo porque eu te quero, tu e eu, todos os dias da minha vida!”
    Revejo-nos (eu e Zé) nestas palavras...
    Sim Jorge, é possível e nos somos a "prova viva", dia 18 fazemos 22 anos de casados!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Mimeca, sei bem que é verdade o que dizes :) Mas não te chamando velha, falo mais das gerações que vêm a seguir a ti :p

    ResponderEliminar