domingo, 31 de março de 2013

É Páscoa?


Hoje celebra-se a Páscoa por esse mundo fora. Eu que não sou muito dado a coisas religiosas, sempre tive um gosto especial por esta época. Mas só com uma condição, tinha que ser na terra do meu pai, num meio de fortes e enraizadas tradições. Era a única altura do ano em que deixava alegremente a minha pequena cidade, para ir viver esta quadra na aldeia dos meus avós.
Agora na sua ausência, a Páscoa perdeu o encanto. Não faz sentido uma Páscoa sem ouvir o cantarolar das campainhas que anunciam o aproximar da cruz, sem as romarias a casa de familiares ou de vizinhos, sem os caminhos enfeitados com flores, fazendo lembrar um arco-íris, sem o agradável sabor dos doces da época, sem ir beber um pouco de vinho do porto às escondidas dos adultos (acho que a mim e ao meu primo já não nos podem pôr de castigo por isso).
Não faz sentido, ao ponto de ter decidido trabalhar nestes dias. Quem sabe um dia o encanto volte. Até lá, ficam as lembranças das vinte e tais Páscoas cheias de tradição e alegria.

Sem comentários:

Enviar um comentário