quarta-feira, 13 de março de 2013

Hipocrisia saudável!


Como se costuma dizer, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”, e a nível social onde mais se faz jus a esta expressão é no futebol!
Ora vejamos então…eu sou benfiquista assumido, ferrenho e para mim o Benfica é e será sempre o melhor e maior clube do mundo, quer seja campeão, quer fique em sexto no campeonato! Mesmo durante os 11 anos de seca, sempre continuei a achar que éramos melhores! Mesmo quando andávamos pela rua das amarguras, íamos jogar a qualquer estádio, nem que fosse o San Siro do poderoso Milão (não o que jogou ontem) e eu estava convicto a 100% que éramos favoritos a ganhar a eliminatória! O Porto até pode ter mais títulos nos últimos 20, ou mesmo 30 anos…mas esta hipocrisia de não querer ver a verdade é o que me leva a dizer que o Benfica foi sempre melhor estes anos todos, culpando as gestões danosas autoinfligidas e desmerecendo os demais!
É esta mesma hipocrisia que, por exemplo, mergulha os adeptos do FCP num profundo estado de negação ao não assumirem, como real, o estado de corrupção vivido no futebol português tendo como protagonista o seu presidente. Preferem escusar-se no argumento que ele não foi considerado criminoso e todos somos inocentes até prova em contrário! Claro que provas havia…ilegais (e audíveis), mas havia. Eu posso ser um emigrante ilegal, mas esse facto não me retira a designação de emigrante e  nem impede a minha existência! Dizem, no seu contrassenso clubístico, que o FCP mesmo não comprando árbitros ganharia de igual maneira (afinal, compravam ou não?), tal era a sua superioridade…seria real ou seria apenas uma sensação aparente?
É esta mesma hipocrisia que leva os adeptos do Boavista a festejar um mais que provável regresso à primeira divisão, sem que o seu clube tenha feito por isso nem seja o melhor do mundo (como eles pensam) …apenas sobem porque houve erros processuais.
É esta mesma hipocrisia (atenção, sempre inconsciente) que leva pessoas de um clube a dizer que querem que o grande rival ganhe nas competições europeias! Aqui até eu já deixei de ser hipócrita! Se eu sou de um clube, quero é que o meu rival perca todos os jogos, dentro e fora! Até quando não joga devia perder! Se quero ganhar cá dentro, a mim só me interessa ter um rival desmoralizado pelo peso das derrotas e cheio de dúvidas sobre o seu valor! Como acredito que alguém possa apoiar o meu clube, quando jogam em casa com qualquer outra equipa e em vez de apoiarem a sua equipa ou vaiarem o adversário desse jogo, entoam cânticos insultuosos contra adversários ausentes? Isso está quase ao nível de falar mal de alguém pelas costas! É algo que admiro no meu clube, o interesse acima de tudo por nós. Na Luz canta-se a favor do Benfica…e dessa maneira e só dessa maneira, contra os nossos adversários!
Contudo, é toda esta hipocrisia (mantida em bom tono) que traz beleza ao futebol, que demonstra a paixão que um verdadeiro adepto sente! É ela que torna inútil toda e qualquer discussão sobre futebol. Vemos isso nos programas de análise aos jogos. Do mesmo lance, conseguimos 3 opiniões completamente díspares e facciosas! Um lance para nós é penálti, o mesmo lance para os outros ou contra nós não é penálti! Um golo é o melhor do mundo se for marcado por um dos nossos, é um golo razoável se for por um dos deles. Eu a ver um jogo no estádio, uma falta é marcada a 5 metros da área adversária e o primeiro que me sai “É PENÁLTI ó cegueta!”
É isso tudo que faz que o futebol arraste multidões e seja uma festa. Apesar de tudo, das rivalidades, das cegueiras…celebremos com fair play este “beautifl game!”


Sem comentários:

Enviar um comentário