sexta-feira, 24 de maio de 2013

As saudades que eu já tinha da minha alegre…Viana!

Hoje marquei, mais uma vez, presença na queima de Viana do Castelo…a minha queima de sempre.
Está longe de ter o protagonismo de outras queimas, está longe de ser uma das mais sonantes…mas eu estudei em Viana, sou um estudante da cidade, serei um filho adoptivo desta cidade maravilhosa para sempre. Esteve sempre além da minha compreensão ver colegas meus a faltarem à queima da sua universidade para irem às das outras. “O programa da nossa não vale nada!” diziam. Até podia ser verdade, mas era a nossa. E com este pensamento nunca se consegue melhorar o que é nosso.
Por isso, em todos os anos que lá estudei, marquei presença. Por isso, desde que sai, continuo a marcar presença todos os anos, nem que seja apenas um dia da semana. O bichinho vai diminuindo ao ritmo que desaparecem as caras conhecidas…mas enquanto o tiver, Viana será sempre local obrigatório!
Diz-se de Viana que “Quem gosta vem…quem ama fica!”…mesmo não estando fisicamente, fiquei para sempre preso a Viana, esteja eu onde estiver. Lá passei cinco dos melhores anos da minha vida.
Com o passar dos anos, também se notam diferenças de comportamento, mesmo que insignificantes e de valor relativo. Mas por curiosidade, no meu tempo (quem me ouvir falar pensa que sou velhote) os finalistas, num misto de orgulho e masoquismo, procuravam alegremente quem lhes desse as bengaladas da praxe, sem medo de ir ao céu e ver as estrelinhas. E quando alguém se dispunha a fazê-lo (muitas vezes, ex-alunos da escola, já enfermeiros) eramos os primeiros a colocar a cabeça (cartola) a jeito. Hoje vi algo diferente, quem sabe por a semana cansativa estar já no seu fim ou ser problema da amostra em causa. Olhares de soslaio, quase com medo e suplicando um “não me dês com a bengala e se deres dá muito devagarinho!”.
São sinais do tempo, as coisas mudam e no meio disto não há um “está bem” ou um “está mal”. De qualquer maneira, os meus parabéns aos finalistas que em breve serão colegas de profissão…e um conselho se me permitem, nunca fiquem pelo pensamento curto e falacioso que somos enfermeiros apenas por possuirmos o cartão azul que é emitido pela Ordem… (somos) vocês serão enfermeiros pelo vosso trabalho no dia-a-dia.
A noite valeu pelos Xutos e Pontapés e, acima de tudo, por me permitir estar com uma pessoa (uma linda pessoa) que, de forma paradigmática, tem estado muito próxima de mim.
A noite foi algo assim...(minuto 6.55)





Sem comentários:

Enviar um comentário