sexta-feira, 10 de maio de 2013

Há Doutores e doutores…


Chego a casa de fazer noite cansando, melhor dizendo, saturado.
Considero-me uma pessoa humilde e respeitosa em todas as facetas da minha vida. Mas, mais que isso, sei que é assim que as pessoas me veem. Porém, o mesmo respeito que tenho para com os demais, também o exijo para mim.
Aceito ser chamado a atenção, mesmo que o motivo seja uma mesquinhice e uma coisa de ínfima importância em comparação com coisas que realmente se deveria ter em conta. Agora, não aceito faltas de respeito, nem que essas chamadas de atenção sejam feitas em tons de ameaça.
Tenho perfeita noção das hierarquias. Ensinaram-me isso muito cedo, de uma forma natural em casa e, um pouco mais tarde, através do Karate. Por isso o meu respeito por elas é natural. Mas respeito não é medo nem permissividade.
Uma hierarquia apenas diferencia as pessoas numa determinada situação, mas nenhum indivíduo em si é mais ou menos do que outro qualquer. E educação é algo inerente a uma pessoa, ou se tem ou não se tem.
Sei que cheguei ao mundo dos adultos e, mais que tudo, me tornei num, quando confrontado com uma situação de desrespeito, dou meia volta e deixo a pessoa em causa a falar sozinha. Não grito, nem berro…não insulto, nem ameaço…simplesmente não desço ao mesmo nível da outra pessoa.
Todos precisamos de todos…e o tempo dar-me-á oportunidade de responder da melhor maneira a esta pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário