sexta-feira, 3 de maio de 2013

Isto é que me chateia!

Parte da recta que antecede a curva,
sem nada a sinalizar  a presença das
obras ao virar da curva.

As pessoas às pensas pensam que me chateio com o futebol ou com a política ou com a religião. Destas três coisas, não gosto dos fundamentalismos e a única que me chateia algo é a política, pois mesmo os que mandam, mesmo sendo de outra “equipa”, interferem no meu futuro. O resto, com maior ou menor fanatismo, não me chateia. Pode haver coisas que não percebo, mas desde que me respeitem respeito.
Agora, coisas que me chateiam mesmo, são aquelas como a que vi hoje durante toda a manhã, na minha terra de Fafe, junto aos bombeiros. Passo a explicar. Esta instituição está a fazer, desde há algum tempo, reformas nas suas instalações. Hoje, estavam a trabalhar no símbolo numa das fachadas do edifício, usando uma grua ou guindaste (não conheço o nome do veículo), que obstruía uma das vias da rua (isto quase toda a manhã). Quem conhece o sítio (que se pode ver nas fotos), percebe perfeitamente que o local encontra-se em cima de uma curva. A posição da máquina, obriga, a quem sai dessa rua, a passar para a outra via, mesmo em cima da curva, havendo a possibilidade de colisão com quem vai entrar nessa rua (a essa curva precede uma longa recta, conhecida pela imprudência dos condutores ao atingirem altas velocidades, e local de vários acidentes). Pelas imagens poderá ser mais perceptível para quem não conhece o local, mas quem o conhece conseguirá visualizar o que descrevo.
Nisto o que me chateia? Mas mesmo muito! Em primeiro lugar, a empresa que está a fazer obras, primeira e principal responsável pelo sucedido, fazer o que faz, sem pensar no risco para os condutores e, até mesmo, para os peões, visto que a curva é local de passagem de peões. Segundo, as obras estarem a ser desenvolvidas num quartel de bombeiros e pessoas que deviam estar em alerta para a prevenção de riscos e acidentes, nada fazerem para em relação a isso (devem gostar mais de estar em acção, do que prevenir os riscos…eu como enfermeiro, para que não me acusem de não ser voluntário nem de ser uma pessoa fria, ensinaram-me e formaram-me para ser um profissional preventivo em primeiro lugar, activo em segundo). Em terceiro lugar, mas sendo o que mais me chateia, foi o facto de quando fui aos bombeiros alertar para a situação, ter passado uma patrulha da GNR no local, ter sida obrigada a fazer a manobra que eu considero ser de risco, e seguirem o seu caminho como se nada de mal houvesse.
Eu respeito acima de tudo o trabalho da GNR, defendo-os, quando acho caso disso. Mas neste caso, na minha opinião, actuaram de forma negligente. Chateia-me que às vezes uma pessoa estaciona, sem risco de vida para ninguém nem de acidentes, em 2º mão ou sem pôr ticket por 5 minutos e à vinda tem logo um papelinho no vidro. Numa situação que há risco eminente de acidente, como não dá dinheiro a tirar aos cidadãos, assobiam para o lado! Só tenho pena de não ter tirado uma foto no momento em que passava a patrulha!
Podiam passar o dia todo sem ocorrer nenhum acidente, que não deixaria de ser uma situação negligente, com máxima responsabilidade para as forças da autoridade. Se houvesse um acidente, a culpa seria, obviamente, de um dos condutores, às tantas do que foi obrigado e invadir a outra via por imposição das obras.
Finalmente, no mínimo 30 minutos depois de eu ter falado com os bombeiros, colocou-se lá um triângulo de sinalização, daqueles que qualquer pessoa tem no carro. Menos mal! Já é alguma coisa…mas do que me lembro do código, se há algo a obstruir ou dificultar a circulação duma via a menos de 30 metros de uma curva, o triângulo tem que ser colocado a 30 metros, depois da curva, de forma bem visível. Aqui outro senão, chamem-lhe preciosismo, muito típico dos portugueses…o triângulo em cima da curva! Aqui, já não é tanto negligência, é mais aquilo que fazemos tanto, adaptamos as leis ao nosso gosto e prazer. 30 metros? Isso obriga a ter que andar muito, além que nos podem roubar o triângulo, não é?
Futebol, política, religião? Não, o que me chateia é a falta de civismo e o respeito pelo bem-estar dos demais.
Localização da grua...

Curva mais grua...

Vista da outra rua e desvio que obriga a fazer...

Momentos depois (20m) após aviso aos bombeiros, ainda nada...

Nada de nada...

O sinal colocado, mais que em cima da curva...

Sem comentários:

Enviar um comentário