quinta-feira, 27 de junho de 2013

Enfermagem vs Ensino

Anda a circular pelo facebook a página da capa do Diário de Notícias, que faz alusão a uma exigência de algumas profissões, tendo em conta os seus horários e os horários dos professores. Com alguns comentários em tons depreciativos para com os docentes, do género "O que nós fazemos é que e bom, difícil e importante, o que eles fazem é fácil e não vale para nada!" Uma dessas profissões é a Enfermagem.
Vamos por partes. Antes de tudo, as pessoas devem saber do que falam antes de se exprimirem…pois correm o risco de dizer asneiras. Quanto aos horários dos professores, eu só digo uma coisa. Saio do meu trabalho e vou à minha vida. Por muitas situações complicadas que viva no trabalho, por situações que vão para lá da resistência humana, saio de lá e posso tentar passar as horas fora do local do trabalho sem pensar nele. Há professores (como em tudo há bons e maus profissionais, ou não haverá maus enfermeiros?) que chegam a casa após o trabalho e estão até às tantas a preparar as aulas do dia seguinte. Também passam fins-de-semana a fazer e corrigir testes e trabalhos. Mas essas horas não são contabilizadas nas horas de trabalho semanal (não sei se o novo horário atribuído aos professores engloba já esta situação). Tenho um pai professor e foram muitas as horas que me vi privado da sua presença em função de testes a ser corrigidos e aulas a ser preparadas. Não, não foi a dar explicações.
Depois há esta situação tão típica portuguesa, diria mais uma mania, que é a de querermos o nosso bem com o mal dos outros...os professores ganham mais? Parabéns a eles...temos é que fazer nós por ganharmos mais também. Não é o que eles ganham que está mal, é o que nós ganhamos (nós classe, que eu nem em Portugal trabalho).
Reivindiquemos o que merecemos pelo valor que tem a nossa profissão, que é muito, e deixemo-nos de dizer que merecemos isto e aquilo porque os outros também têm! Podemos isso sim aprender com os outros a nível de união, porque se fossemos unidos, jamais um enfermeiro aceitaria trabalhar pelos valores ridículos que vamos vendo por aí! Valorizamos e exigimos tanto pelo que fazemos, para vendermos o nosso trabalho em seguida por tuta e meia?

Meus colegas, a culpa de muitas coisas que passam na Enfermagem em Portugal é nossa e de mais ninguém...o resto é atirar areia para os olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário