segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Karate...um caminho para a vida!

Ainda me lembro, eu com 6 anos e pouco, tímido, a entrar pela primeira vez e pela mão do meu pai naquela que viria ser a minha segunda casa, a minha segunda família.
Não sabia para o que ia. Vestido com algo que nunca antes tinha vestido, tímido e com algum receio, fiz a minha primeira saudação e disse pela primeira vez “Oss”. Naquele tempo, longe ainda de ter noção do seu significado e da sua importância.
As instalações na altura não eram as melhores, diria que se fosse hoje meteriam medo a muitos dos papás e das criancinhas. Mas eu e muitos como eu, fundamos os nossos alicerces enquanto karatecas nesse sítio. Podia fazer frio ou chover (quem lá esteve percebe o que quero dizer com isto) que a vontade de treinar era a mesma. Tudo ultrapassado pelo companheirismo e união dos colegas de treino, assim como da dedicação de quem nos treinava.
Sou sincero, são já vagas as imagens que tenho desses tempos. Recordo-me, isso sim, de todos os que contribuíram para o meu crescimento enquanto karateca.
Cresci e muito do que sou, além dos meus pais, devo-o aos ensinamentos que me foram passados nesta casa. Disciplina, dedicação, respeito pelos demais e o mais importante…amar o Karate.
Com o tempo fui ganhando uma admiração absoluta pela pessoa que conheço que vive o karate de forma mais intensa e apaixonante…o meu Sensei, pessoa a quem os mais velhos chamam de forma sentida de “Mestre”. É o nosso mentor, quem nos dá os treinos juntamente com a filha, sendo os dois a alma da AKF! É esta admiração e respeito por pessoas como estas, que o karate se distingue de outras coisas. O respeito por quem nos ensina. O respeito por quem nos dá o seu tempo. O respeito por quem gosta de nós. Quem não compreender isto, a meu ver, não saberá o que é ser karateca na sua totalidade.
Considero os meus colegas de treino, principalmente a minha equipa, aqueles que cresceram comigo, como meus irmãos. Aprendi com eles o valor da união. O lutar e sacrificar-me, não apenas por mim, mas também pelos outros. Valores esses que procuramos agora transmitir aos mais novos.
Faz algures este mês, 23 anos que passei a pertencer a esta família. Numa altura em que manter e respeitar compromissos é cada vez mais difícil, tenho orgulho do tempo que levo aqui. É uma honra pertencer à AKF!

A todos que fazem parte deste grupo, o meu obrigado por 23 anos de aprendizagem e de crescimento e por continuarem a ser uma motivação constante! Oss!

1 comentário:

  1. Entendo bem o que escreves! Foi também essa a minha vida, a minha estrutura enquanto ser, o meu farol! Abraço

    ResponderEliminar