quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Rato do Campo e o Rato da Cidade…versão contemporânea!

O início...algures no ano de 2002!
Longe andava eu de imaginar que, com a minha entrada para a universidade, iria ser um dos protagonistas da nova e diferente versão de uma das histórias da minha infância. O Rato do Campo e o Rato da Cidade.
Num novo meio, numa nova cidade, a pessoa a quem mais me liguei foi aquela que à primeira vista menos teria a ver comigo. Originários de mundos e meios diferentes. Maneiras de ver as coisas diferentes, muitas vezes completamente opostas. Tal como os ratos da história tradicional. Primos afastados, que de primos pouco teriam. Um do “campo”, outro da “cidade”.
Versão Bucha e Estica!
E por aqui ficam as semelhanças com a história conhecida. Com o passar do tempo fomos escrevendo as linhas dum novo conto, provando que o respeito pelas diferenças dos outros é a base para uma sólida e sincera amizade. De um lado o Filipe (aquela pessoa que menos precisará de anonimato neste espaço) e do outro lado o Jorge. Amigos inseparáveis, quer nas alegrias, quer nas agruras proporcionadas pelo nosso percurso académico.
E por coincidência tornamo-nos ratos. Algo mais a unir-nos, algo em comum. Algo que sempre pautou a nossa amizade, boa disposição e risadas até doer a barriga. Horas e horas a fio de conversas e de ensaios. Algo que eu nunca acreditei que funcionasse (pela minha parte, nunca pela dele). Algo que ficou escrito e gravado, para um dia mais tarde recordar.
Acabado o percurso académico, muitas amizades seguiram outros caminhos. Pelas próprias circunstâncias da vida, pela distância, por desinteresse. A nossa, apesar de seguirmos caminhos diferentes, embora com um milhar de quilómetros a separar-nos, manteve-se firme, coesa. Contudo, mudou…cresceu, amadureceu, aproveitando-se cada momento ao máximo. Deu-se mais valor a uma amizade que se mantém intacta, como se nos tivéssemos visto sempre no dia anterior.
Dum lado o Filipe...
...do outro lado o Jorge!
E posso garantir que esta nossa história é uma história inacabada, que se vai manter assim até que a morte nos separe (calminha, nada de confusões, somos muito machos!). Não tenho dúvidas. As ideias podem ser diferentes, os pensamentos também, mas o essencial é a partilha de princípios. E apesar de sermos diferentes, nesse aspeto somos muito iguais.

Aproxima-se um dia muito especial para ti, meu Amigo. Sei da importância dele para ti e imagino a questão que fizesses e fazes em que eu estivesse e esteja presente. Não te preocupes, igual questão fazia e faço eu em estar contigo neste dia. E vou estar. Para te dar um forte e sentido abraço, ver se o nó fica bem apertado e se a noiva não muda de opinião…e dar-te um cachaço quando menos esperes!





Maganão e Queijo Jeitoso...





...uma vez ratos, Rato Barulhento para sempre!










Seja em Barcelona...


...seja em Pontevedra...








...seja em situações de apuro...

...sempre com alegria e amizade!



2 comentários:

  1. Ohhhh..... Que bonito! O Filipe já deve estar com a lagriminha... Muito bonita esta apresentação Jorge, carregada de sentimento... Para sempre essa amizade meninos: que sejais muito felizes sempre! Ass:Marta

    ResponderEliminar
  2. O Filipe com lágrima no olho? Não, ele é muito macho para isso :)

    ResponderEliminar