sexta-feira, 13 de junho de 2014

Star Wars, prolongar a história, vale a pena?

Ao que parece estão a fazer um sétimo episódio da saga Star Wars e, apesar de ter recebido com relutância tal notícia, fui rever os outros seis filmes. Revi pela segunda vez os três mais recentes e pela centésima vez os mais antigos.
Na minha opinião, se a saga começa em 1977 com os três mais recentes, seria um fracasso. Eu sou fanático pelos três filmes mais antigos, estão com efeitos especiais fantásticos, ainda actuais, dando uma ideia de filmes sérios. A história fantástica, principalmente para quem gosta do género, com um passado aberto e por contar. Não sei porquê, sempre associei os Jedis a Karatecas, com a sua filosofia e ética. Às tantas daí o gosto pelas duas coisas.
Foi esse passado que os três filmes mais recentes contaram. Recebi a notícia da sua produção com ansiedade. O meu mundo estava de volta, com a possibilidade de efeitos melhores e mais credíveis (pensava eu que ia ser possível). Pura desilusão. O filmes são um desenrolar de efeitos especiais, sim senhor, mas que fazem daquilo um filme mais de fantasia que outra coisa qualquer. Quase desenhos animados. Preferia as naves dos antigos! Claro que a história é na mesma contada, fico-me com isso. Mas preferia que fosse com os meios de antigamente. Com a seriedade dada aos primeiros filmes. Destes três últimos, o menos mau é o terceiro…creio que apenas pela cena final do nascimento de Darth Vader.

Por isso não sei o que vem aí com mais três filmes, não vejo nada mais a acrescentar ao mundo Star Wars. Há o risco de se perder a identidade conseguida nos filmes mais antigos e que os últimos não tiveram.
Claro que irei ver os filmes. O meu fanatismo impede-me de não os ir ver. Mas receio o que vá ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário