terça-feira, 21 de abril de 2015

Ginásios e o culto do (não) desporto!

Apesar de ser frequentador de um, sinceramente é um local no qual me sinto algo deslocado. Vou mais por necessidade, que por gosto. Claro que os ginásios, hoje em dia, oferecem uma vasta gama de actividades, muitas delas interessantes, mas vou-me focar nas salas de musculação, o grosso do mercado dos ginásios.
Obviamente que não conheço todas as pessoas que frequentam aquela sala durante um dia. Mas as caras que vejo costumam ser, mais ou menos, as mesmas. Sendo assim, porque será que ninguém (sem ser o monitor) se fala nem se saúda (acho que é o mínimo)? Claro que o caso muda de figura, se o interlocutor for uma pessoa do sexo feminino, caso seja possuidora de umas curvas vistosas…as outras são sujeitas ao mesmo ostracismo que os demais.
Muitos dos frequentadores destes locais, frequentam-nos por razões estéticas e não de saúde ou bem-estar. Pretendem resultados rápidos (muitas vezes obtidos de formas menos claras…apesar de em nenhum ginásio do mundo se consumir coisas ilegais ou que fazem mal!) e não criar em si um culto que vai para além do ginásio…o gosto pelo desporto e pela actividade física. Claro que se faz actividade física, mas com completa ausência dos princípios do desportivismo…e muitas vezes das simples regras de boa educação. Excluo destes casos, os culturistas, pois culturismo é desporto e as pessoas que o praticam têm em si o valores desportivos.
Vem isto tudo a propósito de algo que eu e os meus amigos e colegas de treino mais velhos, no Karate, temos falado e tentado incutir nos mais novos. Seja na nossa arte ou em qualquer outro desporto, é importante o respeito pelas pessoas que nos treinam e com quem treinamos. Desde cedo incutimos nos mais novos que ao chegarem ao local de treino, mandam as boas regras, que se cumprimente as pessoas presentes, nem que seja com um “Olá, boa tarde!”. Podem-me dizer que isto é apenas uma questão de boa educação. Nem mais. E mal será o dia em que, seja o Karate, seja outro desporto, não promovam os valores educativos necessários para viver em sociedade. E respeitando o colega de treino, mais tarde, em competição, respeitaremos o nosso adversário.

Porque o que interessa não é apenas o treino…mas sim o que ganhamos com ele.

2 comentários:

  1. Eu concordo que no Karaté, num desporto coletivo, que tentem implementar aos vossos alunos esses princípios. A boa educação esta sempre na moda, quer-se muito e toda a gente na sociedade pode-se interessar por esse bem comum, na educação quer seja em casa, na escola e mesmo nestes grupos de hobbies. Agora num patamar bastante mais pessoal eu acho que o ginásio pode e deve ser visto completamente de outra forma (porque é de facto uma realidade inteiramente diferente). Não digo que as regras de boa educação não podem ser aplicadas nesta situação, claro que podem, alias quando passamos pelos empregados do próprio ginásio que vemos todas as vezes que lá vamos ate que faz muito sentido, mas sinceramente não me parece que num local onde entra e sai gente de todo o tipo de pessoas, constantes caras novas a tratar da sua própria manutenção física de uma forma individualista, se isso não acontecer também não vejo mal nenhum nisso e isso não significa que a boa educação esteja quebrada, mas isso sou eu que penso assim ( digo isto em relação aos outros membros. em relação aos empregados sem duvida que devemos de os cumprimentar). Até porque acho que isso também é uma questão bastante cultural. Enquanto aqui em Portugal dizer "boa tarde" a qualquer pessoas que passamos na rua seja comum e ser mesmo considerado como uma regra básica de educação, num pais como os Estados-Unidos isso seria impensável, o mesmo acontece entre os membros do ginásio se não se conhecem de lado nenhum, e isto sem que isso seja mal educado porque na verdade não há nada de mal com isso, é cultural apenas, é um povo de certo mais privado. Não sei se me fiz entender. De qualquer forma não há duvidas para mim que andar num ginásio é uma realidade incomparável com a pratica de um desporto coletivo, que cá para mim é muito mais a tua praia dai te sentires um pouco deslocado, porque o que se faz num ginásio não é um trabalho que se realiza em equipa, não há grandes convivências, cada um esta lá para realizar o seu plano pessoal de treino.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o que dizes, mas se ando há 3 anos num ginásio, mais ou menos nas mesmas horas de treino, acho estranho as caras de sempre não se cumprimentarem pelo menos. A questão do boa tarde, não precisas de ir aos EUA: Basta ires a uma cidade em Portugal e isso já não acontece.
    Nós no Karate, na hora do treino também não há cá conversas. Também é um treino muito individual. Mas há um pré e um pós treino. Há um receber as pessoas novas, completas desconhecidas, e dizer algo do género "Bem-vindos à família".
    Mas vemos praticantes mais antigos, a ajudar os mais novos, mesmo dentro do tatami. No ginásio só vês isso (e não é ajudar, é meter conversa), se for como eu digo no texto...uma menina roliça :)
    Mas uma que acho que não é mesmo verdade, é no que cada um está lá para realizar o seu plano de treinos...muitos estão lá para tirar fotos :)

    ResponderEliminar