domingo, 29 de maio de 2016

O caminho faz-se caminhando…

Esta é uma frase que costumo usar e que muitas vezes vejo associada por praticantes de artes marciais. Uma frase que encerra em si um grande significado, um significado intrinsecamente presente em pessoas que levam uma vida da sua vida a praticar uma arte marcial. Creio que também é uma frase que se pode e deve adaptar a várias situações do quotidiano de cada um.
Tudo tem um início, nem tudo tem um fim definido. Um karateca começa a ser criado a partir do “vazio”, sendo isto cada vez mais uma realidade. O que quero dizer com isto? Apesar de não ser expert na questão, um diamante existe na forma bruta ou na forma trabalhada…mas existe. Comparando o karateca a um diamante, não podemos dizer que no seu início o karateca é um diamante em bruto. No início, ele simplesmente não existe. Então temos, em primeiro lugar, de criar o karateca em bruto e, só depois disso, trabalhá-lo. E será trabalhado para o resto da vida.
E isto acontece de um dia para o outro? Num mês? Num ano? Apesar de não ser uma coisa que se possa definir, apenas posso afirmar que não é um processo rápido. Deve ser, isso sim, um processo contínuo, alternando períodos de rápida evolução, com outros de evolução mais lenta.
E o caminho faz-se caminhando, porque só a caminhar é que se consegue ver os erros que se cometem, porque só caminhando se consegue perceber a necessidade de, às vezes, se dar um passo atrás para darmos dois em frente. Porque só caminhando se consegue compreender que há coisas que não têm que estar mal, apenas fazem parte do processo de evolução. E não é fácil. Pode ser frustrante, desolador, angustiante ou desanimador. Por isso é um caminho de muita dedicação, de muita paciência e muita disciplina. O importante é erguer-se, levantar a cabeça e os olhos e encarar os contratempos com convicção.
No karate como na vida, as coisas não acontecem como nem quando queremos. Precisamos é de não desistir e de insistir. Nunca mudando quem somos, nunca cedendo à fácil tentação dos caminhos mais fáceis. E, acima de tudo e, sem dúvida, o mais importante, tendo sempre a certeza do que queremos.

OSS!

Sem comentários:

Enviar um comentário