segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Obrigado Sensei...até um dia

Aquelas duas chamadas por atender puseram-me o coração em sobressalto. Pressenti o que ouviria do outro lado, pressenti que o pior tinha acontecido. Encostei-me, sem forças, à parede, a ouvir a pior notícia que um amigo me deu até hoje…“Jorge, o Sensei…”…mas agradeço que tenhas sido tu meu caro, ambos percebemos o alcance do que me disseste.
A chuva lá fora acompanhava as lágrimas que me caíam dos olhos. O chão pareceu tremer…ou talvez tenham sido as minhas pernas. A voz tiritava, originada pelo frio do vazio que se criou de repente em mim.
Não caí ainda na realidade, custa-me acreditar que seja verdade. Sempre tive esperança que se alguém era capaz de sair duma situação destas era o Sensei.
Choro ao ver partir a pessoa que, a seguir aos meus pais, mais influência teve no meu crescimento enquanto homem. Não consigo descrever a importância que o Sensei Marinho teve e tem na minha vida, apenas posso dizer que foi a pessoa a quem o meu pai me confiou para guiar-me no caminho do Karate e isso diz muito. Foi Sensei, Mestre, pai…e creio que o meu não me levará a mal por dizer isto.
A mim tal como a muitos outros, formou-nos com mão dura, com disciplina e trabalho intenso, ajudou a vincar a nossa personalidade dum forte carácter. Conquistar a sua confiança, ser merecedor dela, foi talvez a minha maior conquista até hoje.
Por entre a névoa que me nubla o olhar, escapa-me um sorriso ao lembrar-me dos muitos momentos que passamos juntos. Muitos treinos, muitos jantares, muitas viagens, muitos risos e sorrisos.
O kimono esta semana pesou como nunca, aquela nossa casa, estando cheia parecia vazia. Este golpe deitou-nos ao chão, doeu e vai doer. Mas foi isso que o Sensei Marinho nos ensinou toda a vida, não ficarmos no chão depois da queda.
Continuaremos o trabalho que ele iniciou com mais força, com mais vontade, ainda com mais dedicação. Não haverá ninguém capaz de substituí-lo, o legado é enorme, mas somos uma grande família, forte, unida e juntos seremos capazes honrar a nossa História.
A dor é grande, a perda irreparável, apertam já as saudades dos tempos futuros, mas o Sensei Marinho viverá em cada um de nós. Cada vez que um de nós vestir o Gi, cada vez que um de nós pisar um tatami, carregará em si todos os ensinamentos do nosso Mestre.
Obrigado Sensei, obrigado por tudo.
Do seu discípulo
Jorge Gomes
OSS

4 comentários: