segunda-feira, 9 de julho de 2018

O início...de uma nova caminhada



“Mais importante que o destino, é o caminho percorrido para lá chegar!”
 Talvez seja esta a frase que melhor resume a empreitada que eu e mais vinte e nove colegas iniciamos em Outubro, quando nos candidatamos a ser Enfermeiros Especialistas em Reabilitação.
Passados dez meses de um processo de aprendizagem intensivo, duro e de sacrifícios, estou longe de me sentir Especialista. Nunca considerei que cursos ou cartões dessem direito às designações neles contidos. Acima de tudo, é o dia-a-dia, é a experiência, é o pôr em prática os conhecimentos que nos pode levar ao merecimento de tal designação.
Por isso não me considero especialista, sinto-me, isso sim e ainda antes de iniciar este percurso, enfermeiro de reabilitação. Foi o sentir que o que fazia para ajudar os meus doentes não era suficiente, que podia fazer mais e melhor, que me fez entrar neste desafio.
Sempre o disse e acredito piamente nisso, só evoluímos, seja pessoalmente ou profissionalmente, se sairmos da nossa zona de conforto. O que vem fácil, vai fácil ou não tem valor.
E o que destaco destes meses todos, são as pessoas que conheci, desde os meus colegas, aos professores e orientadores.
A primeira palavra, como não podia deixar de ser, é para vocês meus caros colegas. Companheiros de sacrifícios, de estudo, de trabalhos, de angústias…mas também de risos e sorrisos, de solidariedade, de alegria. Apesar de ter sido voluntário involuntariamente, ser o vosso delegado de turma foi um privilégio. Porque é que digo isto? Tentei conhecer todos, ser um elo de ligação e de apoio para o que precisassem. Independentemente de haver relações mais fortes que outras, de todos levo algo, cresci com cada um de vocês. Parabéns e obrigado.
Sigo para os Professores, destacando a Professora Esperança, o Professor Fernando e a Professora Manuela, que nos orientaram de mais perto, mas nunca esquecendo todos os que nos deram o seu contributo. Pessoas de com grande saber acumulado, mas acessíveis e disponíveis para nos ajudarem.
As próximas palavras vão para todos os meus orientadores de estágio, responsáveis máximos pela minha evolução, que pelo exemplo foram e são modelos que pretendo seguir no meu percurso profissional.
Enf. Nuno e Enf.ª Fernanda (Gaia); Enf. Jorge (Braga); Enf.ª Graça e Enf.ª Ana (Cabeceiras); Enf. Vasco e Enf. Aníbal (Póvoa de Varzim)…estes sim, considero Enfermeiros Especialistas em Reabilitação. Foram fonte de aprendizagem, de reflexão, de conselhos, deram-me motivação para exercer ainda com mais vontade a nossa nobre profissão, encorajando-me a assumir sem receio os desafios que a minha vida profissional me puser à frente. A minha enorme gratidão para todos.
Não esqueço ainda todos os colegas que, apesar de não estarem diretamente na minha orientação, colaboraram nela e fizeram-me sentir membro integrante das equipas por onde passei.
Estas foram as pessoas que acompanharam de perto todo o meu percurso formativo, mas houve outras que não podem ficar sem uma referência.
Os primeiros, teriam que ser sempre eles, os meus pais. Por me apoiarem desde o primeiro momento, pela preocupação e interesse constante, pela compreensão nos momentos de maior impaciência resultantes das diminutas horas de sono, por tudo.
Palavra maior também para todos os meus colegas do trabalho, pela sobrecarga que a minha maior ausência do serviço provocou. O que me levou a dar tudo foi também o não querer que o vosso esforço fosse em vão. Se cheguei a bom porto, a vocês o devo. Isso nunca esquecerei.
Aos meus amigos, a esses, além do obrigado pelo apoio incondicional, as minhas desculpas. Pelas ausências ou pelas presenças com a cabeça noutro lugar.
Sónia Marinho e Márcio Carvalho, este meu percurso coincidiu com a nossa época mais difícil. Ter o apoio dos dois foi fundamental para poder desligar-me o possível do Karate quando assim me foi exigido. Sabendo que tudo correria dentro da normalidade. Sempre AKFAFE.
Gratidão é palavra a que dou muita importância. Devido a ela estou em dívida com todos vocês.
Pode-se pensar que isto é o fim…mas não o sinto assim. Para mim é apenas o começo de uma nova fase. Mudei, mudei a minha maneira de ser, estar e ver a enfermagem. Mais importante que ser especialista, é ser especial, será sempre esse o meu repto em tudo o que faça.
E não tenho dúvidas, as pessoas deste grupo têm tudo para serem especiais…sejam felizes no que fazem e não se esqueçam, mais importante que dar anos à vida…é dar vida aos anos.
Um sentido abraço a todos,
Jorge Gomes




Sem comentários:

Enviar um comentário