quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A importância de quem está


O dia marcado para nos lembrarmos dos entes queridos que já cá não estão, recorda-me sempre a importância de passar o tempo com os que cá estão.
A vida é uma correria, as 24h diárias cada vez são mais curtas para se fazer tudo o que se quer (não confundir com o que se precisa fazer). As nossas exigências pessoais são cada vez maiores, queremos mais luxos, queremos uma casa melhor, um carro melhor, uma televisão melhor, o colégio para os filhos, milhentas atividades em que eles têm que ser os melhores dos melhores…esquecendo-nos de aproveitar os simples prazeres da vida.
Às vezes considero-me alguém pouco ambicioso, apesar de procurar fazer o melhor possível em todas as facetas da minha vida. Dou valor às pessoas e aos momentos que passo com elas. Esse é o motivo maior que me faz acordar todos os dias com vontade de enfrentá-los.
No trabalho, colegas e doentes, a maior lição sobre relações humanas. No Karate, amizades de toda uma vida e alunos que me desafiam diariamente. No seio familiar, a segurança e intimidade no seu expoente máximo. Nas minhas amizades, o carinho, a confiança, pessoas a quem devo muito do meu crescimento pessoal.
É o tempo que passo com eles todos que faz valer a pena. Mais do que os sítios onde vou de férias ou onde vou jantar, importa-me mais com quem o faço.
Como já disse, o tempo é curto, não precisa que o encurtemos mais. Às vezes custa, custa horas de sono a menos, mas se o faço é por dar valor às pessoas que me fazem trocar o descanso pelo prazer da sua companhia.
As pessoas que infelizmente já não tenho comigo…mal seria lembrar-me delas apenas hoje. Foram parte importante do meu passado e continuam comigo, levando-as a todas as pessoas com quem contato. Fui, sou e serei um prolongamento de tudo o que me transmitiram.
O que me deixa leve, de consciência tranquila, é o fato de ter aproveitado o tempo com essas pessoas ao máximo. Nem sempre passei todo aquele que queria, mas os momentos juntos foram passados de corpo e alma presentes.

"Don’t you cry for the lost
Smile for the living
Get what you need and give what you’re given
Life’s for the living so live it
Or you’re better off dead"


Sem comentários:

Enviar um comentário