terça-feira, 1 de outubro de 2013

Rescaldo eleitoral


Acabaram mais umas eleições autárquicas e em Fafe, os vencedores de sempre. O povo assim o quis…ou não será assim?
Eu acho que se houvesse repetição das eleições o PS teria uma contundente derrota, embora isto seja eu a pensar. Porque digo isto? Porque a meu ver, a maioria dos fafenses queria uma inovação no poder camarário, independentemente da pessoa que para lá fosse. Nesta lógica, acredito que muitos que votaram PSD votariam no candidato que ficou em 2º lugar, unicamente para conseguir a tal mudança. Mas como se diz, depois do casamento não faltam pretendentes.
Já ouvi dizer, pela diferença de votos ser tão pequena, que a derrota independente se deveu a quem ficou em casa e não foi votar. Isto, como é óbvio, é uma falácia e uma tentativa de quem perdeu justificar a derrota. A primeira leitura que se pode fazer de quem ficou em casa é que, caso votasse, iria votar em branco. Em que alteraria isso o resultado final? Se acreditarmos que quem ficou em casa iria votar em alguém, porque raio se pensa que iria votar nos Independentes? Como se pode afirmar categoricamente uma coisa destas? Eu não votei, mas se votasse, unicamente por querer uma mudança, não por uma crença em determinado candidato, votaria PSD porque o seu candidato foi o que vendeu melhor a ideia que era a oposição mais forte (através do debate que fiz questão de ouvir). Como referi antes, se pudesse votar após saber o resultado das eleições votaria nos Independentes sim senhor. A ideia que tentam passar revela uma mentalidade igual à que impera. E eu, assumo, queria uma mudança em Fafe, mas uma de verdade, não apenas uma mudança em que os tachos passam de uns para outros.
Os Independentes ganharam a Junta de Freguesia de Fafe. Isto revela que Fafe, cidade, quis a mudança. Sinal que a mensagem não chegou foi a outros locais.
É uma derrota dos Independentes, uma vitória do PS, mesmo que por 15 votos. O PS, por culpa própria, colocou-se em situação de perder as eleições. Naquela salgalhada na escolha do candidato permitiram uma réstia de esperança a que a mudança pudesse acontecer. Tenho cá para mim, se o candidato do PS fosse o que todos imaginavam, a vitória seria do PS e de forma natural e com larga vantagem. Sem necessidade de mandar cartas aos funcionários da câmara a pedir votos no PS.
Fafe concelho é socialista e só o é menos quando é o próprio partido a pôr uns contra os outros. Por isso não acredito que se abra uma janela como esta tão cedo. Como já disse em tom de brincadeira e sem qualquer tipo de ofensa para as pessoas do partido, pusessem o “Costinha” como candidato e acredito que ganhavam.

Desejo um bom trabalho ao novo Presidente da Câmara de Fafe, mas acima de tudo, mesmo sendo do mesmo partido, que traga uma mudança à cidade. Uma câmara que dê oportunidades às pessoas pelo valor e competências que demonstram, pelo currículo profissional que apresentam (não o académico ou o partidário). Uma câmara que promova a igualdade entre fafenses. Uma câmara que respeite TODOS os fafenses!

Sem comentários:

Enviar um comentário