sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Contratação de 1000 novos enfermeiros…ser ou não ser, eis a questão!

Segundo avançam as entidades responsáveis, o SNS vai admitir até ao fim do ano 1000 (algumas notícias referem “mais de”) novos enfermeiros, levando ao rejúbilo da Ordem como sendo uma conquista conseguida com as várias pressões que têm sido feitas. O contentamento dos profissionais já é mais moderado, havendo quem siga a achar que são migalhas e outros a achar que é melhor que nada.
Eu com os concursos já sou desconfiado há muito e se para uns esta vaga de concursos tem a ver com a pressão feita, a mim cheira-me que tem mais a ver com o aproximar de um certo evento. Mas isso sou eu e as minhas teorias da conspiração.
A notícia é assim anunciada:
A primeira ideia que dá, é que do dia da notícia até ao fim do ano vão contratar 1000 enfermeiros. Quem sabe como as coisas funcionam (em modo de arrasto), em 3 meses será algo impossível. Ou de repente os serviços tornaram-se ágeis como o Homem-Aranha!
Mas lendo um pouco a notícia, vemos que afinal os 1000 a entrar refere-se à totalidade dos que já foram contratados desde o início do ano e dos que ainda serão. Há aqui uma ambiguidade propositada em quem lança a notícia. Fazer crer numa coisa, sem nunca afirmarem que o vão fazer. Acalma os ânimos de quem lê apenas os títulos ou de quem não lê o que lá está! Depois a culpa é das interpretações. Ou seja, até ao final do ano vão contratar 334 enfermeiros (irão?), não chegando aos 1000 (ou mais de) anunciados com pompa e circunstância.

Percebem agora porque isto me cheira a campanha? Não sei se só do governo ou de outras entidades cujo nome deixo à vossa imaginação!

Sem comentários:

Enviar um comentário