sexta-feira, 26 de março de 2021

Pontos de viragem

Como seres humanos tendemos, excetuando talvez os casos de fé, a acreditar apenas no que vemos ou experienciamos. Torna-se difícil de acreditar que certas coisas nos podem acontecer. Por muito que afirmemos “pode acontecer a qualquer um”, não há uma consciencialização efetiva dessa verdade. Senão não se fumava, não se tinha uma alimentação desequilibrada, não se falaria ao telemóvel a conduzir, não se excederiam limites de velocidade, não se entraria no mar com bandeira vermelha, etc. Se assim fosse, às tantas viveríamos tolhidos pelo medo e não se vivia.

Tudo isto para dizer que são poucos aqueles que já se imaginaram privados das suas capacidades, daquelas que nos fazem seres autónomos de forma a desempenharmos as mais simples tarefas quotidianas.

Em qualquer serviço hospitalar a incapacidade, total ou parcial, momentânea ou permanente, é, quem sabe, o maior desafio que se coloca ao doente. Não direi aos profissionais pois, dependendo da tipologia do serviço, o foco pode variar.

Trabalhando na área da reabilitação, área que descobri lentamente e a qual me preenche profissionalmente, o repto principal quer de profissional quer do doente é a incapacidade deste último. O dia-a-dia é focado na reaprendizagem do que ser perdeu.

Podendo variar de caso para caso, talvez a capacidade a que mais se dá valor é o andar. Não são poucas as vezes que ouvimos a pergunta “já anda?” Contudo há mais, muito mais além do andar.

Largas vezes o processo de reabilitação decorre de forma lenta, com pequenos ganhos impercetíveis a quem tem ânsia de ver progressos, doente e família. E isto causa desânimo, frustração, desesperança. Da experiência (pouca) que tenho, foram alguns os casos que pareciam “perdidos” até que houve um ponto de viragem. A maioria destes casos, a mudança correspondeu com o primeiro banho de chuveiro, após dias, semanas ou meses a tomar banho num leito. Algo que todos fazemos diariamente, inconscientes de tudo o que é preciso para o tornar algo tão fácil. Noutros casos, deu-se com conseguir comer sozinho, conseguir sentar-se na cama ou simplesmente dar uns passos.

Há pessoas que nos chegam relativamente bem dentro do possível, com vontade e com um potencial evidente de que vão melhorar. Mas a mim desafiam-me mais as outras, em que a falta de força leva à falta de vontade, que o desespero leva à falta de esperança. Dá-me “pica” a busca de pontos de viragem, por muito complicada que seja e exija paciência que às vezes penso não ter. Apraz-me ver a satisfação e agradecimento no olhar e expressão dos doentes quando nos deixam, mas nada paga o momento em que se renova a esperança a alguém.

E isto apenas se consegue com um trabalho em equipa, em que cada elemento, na sua área específica e nas áreas comuns, procura dar as respostas que os doentes procuram. Sempre no sentido de devolver as pessoas à vida.



Sem comentários:

Enviar um comentário