domingo, 16 de março de 2014

Eurofestival…e nós pimba!

Antes de mais, quero dizer que nada tenho contra a música dita “pimba”, gostos não se discutem. Posso não gostar do género, mas reconheço haver bons profissionais dentro dele, que fazem dançar o país de ponta a ponta nas mais diversas festas locais e mesmo em programas televisivos. E todos nós sabemos cantarolar pelo menos um refrão dalguma dessas músicas, pois são fáceis de ficar no ouvido.
Estando eu em Espanha não vejo muita televisão, menos ainda a portuguesa. Vejam lá que nem sabia que era ontem a eleição da música que nos vai representar lá fora. E que grande representação vamos ter!
Uma pessoa estava a falar comigo e disse-me “Olha, nem acreditas na música que escolheram para o festival da canção! Nem a vais querer ouvir!” Lá está que isto é mesmo a pedir para que eu a ouvisse…mas mais valia ter-lhe feito caso!
O que ouvi não é música, é um atentado a ela! A moça reúne em si a antítese de um cantor. Voz esganiçada, desafinação, pouca presença em palco, enfim…
A verdade é que ganhou. A democracia e o dar-se voto ao povo para tudo e algo mais tem destas coisas. A maioria até pode não ter votado nela, pode até não ter gostado, mas ela reuniu mais votos. Ganhou, pelas regras merece e vai representar-nos. As regras podem, e creio, estar mal. Se ela representa o país, a decisão nunca deveria de ser do povo, porque nem todo o povo vê ou pode ver televisão, nem todo o povo pode votar, nem todo o povo tem competência para saber quem canta bem ou não. Imaginem que as selecções desportivas do país escolhiam os seus membros através de voto popular. Iam os que tivessem mais amigos!
E não pensem que foram os velhinhos a votar na rapariga. Eu não a conheço, mas quando vi o cenário um pouco (a favor) para o porno, os gajos vestidos de cabedal, perguntei a uma pessoa “Ela saiu da casa dos segredos?” Programa que nunca vi, mas vou vendo pelo face as personagens que de lá saem. E o problema é mesmo este. Temos umas gerações que a nível cultural dão audiências a este tipo de programas e isso vai reflecte-se obrigatoriamente em outras valências da vida. Muitos devem ter votado ontem para ver se ela aparece sem roupa da próxima vez que cantar e a ver se eles vão de tanga! Tenho piada é que ainda não vi nenhum comentário de alguém que tenha gostado/votado na música. Tendo ganho seria o mais normal! Será vergonha na cara ou uma nova versão do "atirar a pedra e esconder a mão"? Ontem não foi um tiro nos pés, foi um tiro directamente no coração da música portuguesa.
E queixava-me eu do excesso de novelas e de futebol. Não sou hipócrita, adoro futebol, não consigo é ver tardes inteiras de futebol nem programas de debate.
O festival da canção já perdeu o encanto de outrora, em que se fazia boa música em português. Ontem ouvi mais algumas das alternativas (qualquer uma melhor que a vencedora), mas nenhuma me convenceu. Para mim não se enquadram no espírito do festival.
Longe vão os tempos de Artistas talentosos como Simone de Oliveira, Madalena Iglésias, Eduardo Nascimento, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Fernando Tordo, Manuela Bravo, José Cid, Da Vinci, Dulce Pontes, Anabela, Sara Tavares e termino com a minha preferida de todas, Lúcia Moniz. Podemos não saber exactamente quais as músicas que eles cantaram, mas ainda estão na memória de muitos, mesmo dos que ainda não eram nascidos na época.

Deixo aqui aquela que para mim foi a melhor de todas e que acho que teve a melhor classificação de sempre…

Sem comentários:

Enviar um comentário