sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

A imensidão de um olhar...

Desde há uns oito anos atrás até agora, sempre que vesti o uniforme de trabalho deparei-me com um tipo de olhar muito característico, pertença de pessoas que entraram na fase final da vida, apesar de ninguém poder afirmar quando este será.
Não sei bem descrevê-lo…
Talvez um olhar triste, presente em pessoas que perderam o controlo da sua vida.
Talvez um olhar cansado, presente em pessoas exaustas da vida.
Talvez um olhar que clama desesperadamente por ajuda, em pessoas que perderam a capacidade de pedi-la.
Talvez um olhar que, muitas vezes, pede desculpa pelo que sai descontroladamente da boca.
Talvez um olhar distante, de pessoas que recordam um passado longínquo em que foram jovens sonhadores.
Talvez um olhar ausente, privado de planos para o presente e futuro.
São olhares que nos dizem muito, que carregam em si todo o peso de uma vida, vidas de felicidade ou de infelicidade, vidas de árduo trabalho ou de momentos inesquecíveis. Muitas vezes a dor, mais que do corpo vem da alma, e exprime-se através de olhos que “falam”, “gritam” e choram.
Há ocasiões que por detrás de um palavrão ou de uma agressão está alguém desesperado, preso num corpo que já foi seu e que agora não lhe responde mais. E estas pessoas precisam, da nossa parte, de muita paciência, dedicação e, porque não, carinho.

Não é fácil perceber isso, não há nada nos cursos que nos ensine nem prepare para isso, nem apenas a experiência, por si só, nos pode dar isso. Creio que, acima de tudo, é a sensibilidade de cada um para o cuidar que o permite. E gostar, gostar muito do que fazemos. Peço desculpa, gostar não, amar.



Sem comentários:

Enviar um comentário