quarta-feira, 3 de outubro de 2018

27 anos de aprendizagem


Tudo o que eu sou devo à minha família, principalmente aos meus pais, que sempre tentaram orientar-me pelos caminhos que sentiam ser os melhores para mim. Foi assim que, nos finais de 1991, tiveram a sabedoria e a sorte de me levar a experimentar o Karate e a entrar na AKFAFE…ou talvez fosse apenas algo que tinha mesmo que ser. E mais do que me permitirem iniciar esta arte, foi graças ao apoio que sempre senti que fui permanecendo nela, mesmo quando o cansaço e as dúvidas apareceram.
Posso dizer, talvez sem exagerar, que passa do milhar o número de pessoas com quem partilhei treino a nível local, e são já uns milhares as que conheci durante toda a minha prática.
Inicialmente com o objetivo de ser uma atividade desportiva, descobri no Karate uma Arte Marcial cujo maior valor são os valores que transmite. Com toda a certeza, esses foram a minha maior medalha em toda a minha prática, que me fazem ter um sentimento de dívida eterna com esta arte. Recebi e continuo a receber tanto, que a minha ilusão aumenta a cada ano que passa, ainda mais do que no dia em que a iniciei.
Hoje não treino tendo em vista a conquista de pódios. Treino apenas para superar-me a mim mesmo e para conseguir ser exemplo para os mais novos, tentando ser veículo de transmissão dos ensinamentos que me foram passados estes anos todos e continuam a ser passados. Desafio muito maior do que a busca de medalhas.
Como sabe bem ver a energia contagiante de quem nos chega, sem nada saber, mas com enorme vontade de aprender. Ver o crescimento brutal, a todos os níveis, das nossas crianças, sempre na esperança que venham a ser pessoas de bem e que acrescentem algo de bom à sociedade. Esse é o nosso grande trabalho. Com a sociedade que temos, com uma falta gritante de valores, em que tudo é competição, em que tudo é inveja, em que tudo se quer de bandeja, creio que o Karate poderá dar um pequeno contributo para um mundo melhor.
O caminho, neste momento, está a ser feito ainda de coração pesado. O Sensei Marinho será sempre o meu exemplo, a pessoa em quem me inspirarei para inspirar os outros. Com ele cresci a aprender que antes de merecer o que seja, tinha que fazer algo por isso. Aprendi a não exigir nada, a saber esperar o meu tempo, a confiar no meu trabalho e a saber que o seu reconhecimento vem com o tempo, sem necessidade de me por em bicos de pés ou de bradar aos céus. Aprendi que a confiança se ganha com lealdade, com honestidade, com atitudes. E isso não acontece em poucos anos.
Mas o caminho faz-se caminhando, lado a lado com pessoas de máxima confiança (aquelas que talvez melhor me conhecem), com enorme vontade e com um sentimento de união que se consegue apenas no seio de uma família.







1 comentário:

  1. Grande texto! Para quem sabe tudo o que o Karaté pode trazer... Parabéns pela visão

    ResponderEliminar