quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Portugal de Ouro!

Já escrevi noutros sítios sobre isto, mas reitero. Não percebo este ódio patriótico ao maior símbolo nacional da actualidade. Um homem que está a escrever o seu nome na história assim como o fez Eusébio. Um homem que acusam de ter tudo e algo mais, mas que nos esquecemos que já teve muito menos do que a maior parte de nós. Se tem o que tem, é devido ao seu esforço.
Sinto pena de ver um espanhol (não será único) a aclamar assim aquele que devia ser o nosso herói, enquanto outros por cá dizem “Prefiro o Messi”! Ok, eu sei que gostos não se discutem, mas não percebo. A minha admiração por Cristiano impede-me de dizer que haja outros melhores que ele (não os há, mas mesmo que houvesse não havia)!
Acho piada aos que dizem que é arrogante, infantil, vaidoso etc. Antes de mais, os que dizem isso ficaram presos no tempo. Cristiano mudou, cresceu, eles não. Eu, benfiquista dos sete costados, ainda me lembro do manguito que ele fez aos adeptos do Benfica em plena Luz. Na altura não gostei, mas ódio gera ódio e esse gesto, errado, foi resposta a alguma provocação. As pessoas criticam levadas pelo que dizem as revistas cor-de-rosa. Por isso também temos o país que temos. As pessoas baseiam o que querem saber das pessoas através do mundo cor-de-rosa, em que reinam casas dos segredos e afins. 
Eu que estou em Espanha, não sabem o que me custava ouvir a cada jogo do Real “Cristiano, PORTUGUÊS, hijo de puta es!”, para mim, mais do que uma ofensa pessoal, uma ofensa nacional. Embora o país pouco tenha a oferecer aos seus jovens e menos jovens, eu ainda tenho orgulho português. Às tantas quem nunca saiu de Portugal não saberá o que é sentir isso de verdade.
Cristiano é superior a isso tudo. Dentro e fora dos relvados. Ajuda o próximo, mesmo não sendo sua obrigação como muitos proclamam (e nem ao vizinho são capazes de deitar uma mão). É odiado por graúdos, aclamado por miúdos. É a inveja dos velhos, o exemplo dos mais novos.
Na segunda-feira, estive em frente à televisão, tal como o jornalista do vídeo, e suspirei de alívio ao ouvir “Cristiano Ronaldo”! Surpreendi-me a ver um Cristiano a chorar, mas isso só me fez ver o sensacional que ele é. Só quem é cego é que não vê que isto tem um alcance extra-futebol.

Sinal também do seu crescimento…ele foi do Sporting, hoje é de Portugal. Tal como Eusébio…que não se quis despedir sem ter a certeza que deixava um digno sucessor!

Sem comentários:

Enviar um comentário